Neste artigo vamos aprender quando usar ponto e vírgula. O uso desta pontuação não é difícil, esse não é um assunto complexo, o aprendizado sobre esse conteúdo é bem simples.
Assim como o uso da virgula o ponto e virgula é um dos maiores geradores de dúvidas entre alunos. Esse também é um assunto muito requisitado em provas de vestibulares, concursos públicos e Enem. Sendo assim é bom aprender seu emprego na gramática.
O ponto e vírgula é um intermediário entre o ponto final e a Virgula. Não é uma pausa total e nem tão breve.
Uso do ponto e vírgula:
- Em itens enumerados (tópicos, leis, decretos etc.);
Todas as vezes que for criar alguma publicação enumera, como uma lista de compras ou quaisquer outro tipo de tópico que seja enumerado o uso do ponto e virgula é obrigatório. Outro uso é em leis e decretos como por exemplo: Art. 153. Compete à União:
I. Importação de produtos estrangeiros;
II. Exportação de produtos nacionais ou nacionalizados;
III. propriedade territorial rural.
Vale ressaltar que o ponto e virgula é empregado apenas nas divisões de tópicos, já ao final do último se emprega um ponto final.
- É utilizado entre orações coordenas que já possuem virgulas;
Sempre que possuir orações que seja coordenada e já possuir virgulas dentro delas então utiliza-se o ponto e virgula nas separações de orações, isso é regra na gramática.
Exemplos: uns preferem frio, montanha e neve; outros preferem mar, caminhada e calor.
- Entre orações coordenadas sem conjunção que tenham relações entre si.
Ex.: O dia já amanheceu; eu novamente acordei cedo.
No exemplo a primeira parte tem relação com a segunda, mas note com não foi utilizado uma conjunção, como por exemplo a conjunção “e” que ficaria “O dia já amanheceu e eu novamente acordei cedo”, logo sou obrigado a separá-la com o ponto e vírgula.
Essa pontuação pode gerar dúvidas, mas possui empregos específicos. A não utilização do ponto e virgula em lugares corretos pode gerar textos deficientes. Busque exercitar sua escrita e pontuá-la corretamente.