O símbolo do dólar americano “$” nos remete a noção de ostentação, riquezas, luxo e extravagancias. Essa figura é muito requisitada em usos pessoais, como em estampas têxtil, tatuagem, papeis de parede, materiais decorativos entre outros. Podemos dizer que é o ícone representativo do famoso “sonho americano”.
O cifrão
Hoje no brasil esse símbolo é conhecido como cifrão e também é utilizada na moeda brasileira, mas é conhecida mundialmente como símbolo do dólar.
Esse sinal ganhou uma versão especifica no grupo dos emojis 1.0, foi lançado no ano de 2015 com o nome Heavy Dollar Sign ????, também conhecido como emoji cifrão no Brasil.
A origem do sinal é confusa, alguns acredita que pode ser uma abreviação do nome dos Estados Unidos, “United States”, mas isso é descartado, pois à registro do uso deste caractere antes do surgimento dos estados unidos, quando se chamava apenas Colônias Unidas da América.
Os Estados Unidos foi oficialmente criado em 1776 e à vários registro do uso do sinal em transações financeiras antes desta data.
O uso oficial relacionado ao sistema financeiro americano foi no ano 1792 em um documento assinado pelo primeiro presidente dos estados unidos George Washington.

As principais teorias da Origem símbolo do dólar americano
Falando sobre sua origem existe várias hipóteses. Como por exemplo a ideia de ter surgido das siglas US que já falamos anteriormente que está descartada.
Existe uma linha de pensamento que busca provar que o símbolo do dólar surgiu da passagem bíblica onde Moises ergueu uma serpente enrolada em uma haste como estatua no deserto. Mas é uma hipótese remota e pouco aceita.
A teoria mais provável é relacionada ao comercio entre ingleses-americanos e hispano-americanos. Esses comerciantes utilizava a moeda peso em suas transações, que por sua vez possuía um símbolo com as letras “P” e “S” com o “S” sobrescrito, com essa similaridade: “Pˢ”.
Devido ao pouco tempo e à grafia dos mercadores e escribas essas duas letras foram se fundido até o momento em que o “P” se tornou apenas um risco no meio do “S”.
Como tudo que é Americano é meio polemico, a maioria aceita dizer que o sinal tem sua ancestralidade na moeda espanhola, o peso, outros acredita que é pura e simplesmente uma invenção americana vindo do símbolo “Pˢ”.
Outra questão que devemos destacar é a falta de um formato específico para o cifrão $. Pois até o momento não existe um formato oficial, pois alguns escreve com um traço e outros com dois. Atualmente as duas formas estão corretas, mas já quase não se vê com dois traços!
Esse símbolo não foi criado exclusivamente pelos americanos, mas se popularizou primeiramente entre eles. Assim se tornou o símbolo oficial financeiro daquele país. Mas mesmo se tornando um símbolo americano este é usado como parte de várias moedas ao redor do mundo, exemplo o símbolo do real “R$”.
Além da aplicação no setor financeiro o caractere também é amplamente utilizado em linguagens de programação de computadores e muito apreciado nas artes visuais.